Pesquisas

Linhas de Pesquisa

1) Estéticas da existência e teorias políticas da educação na escola contemporânea

Pesquisadores:

Prof. Dr. Jaime Farias Dresch (Docente do PPGE/UNIPLAC) Currículo Lattes

Prof. Dr. Rafael Araldi Vaz (Docente do PPGE/UNIPLAC) Currículo Lattes

Prof. Dr. Vinicius Bertoncini Vicenzi (Docente do PPGE/UNIPLAC) Currículo Lattes

Pesquisas em andamento

1) Escola e políticas da diferença: estorvos, interpelações e artimanhas do impensável, do abjeto, do invisível

Descrição: O projeto tem como objetivo pesquisar questões da educação e das instituições escolares relacionadas às políticas da diferença. Compreende-se a categoria diferença em oposição à diversidade. Toma-se como pressuposto que a escola já atende à diversidade da população, sendo o desafio é fazer aparecer as diferenças em meio a diversidade. Nesse sentido, diferença assume uma potência de resistência às políticas da inclusão. Diferença produz desordem política, perturba, interpela as políticas educacionais e a "lógica política da inclusão", como aponta Silvio Gallo (2017). Busca-se problematizar verdades estabelecidas no cenário educacional, como a lógica da inclusão, a formação para a cidadania e para o trabalho, bem como práticas de insurgência contra o que Carlos Skliar (2003) denomina como "mesmidade", e que pode ser percebido na educação antirracista, nas questões de gênero, na presença de corpos abjetos na escola, em dissonância com os padrões de beleza, consumo e comportamento. A pesquisa contempla discussões sobre as teorias pós-críticas do currículo, tomando a classificação de Tomaz Tadeu da Silva (2017), em especial a crítica pós-estruturalista e a teoria queer, as quais propõem a desconstrução dos binarismos ligados ao conhecimento que constitui o currículo..

Coordenador:

Prof. Dr. Jaime Farias Dresch

Pesquisadoras - Mestrandas:

Lisandra Stramosk (Mestrado em Educação - Turma 2022). Currículo Lattes

Paola Duarte Pacheco Antunes (Mestrado em Educação - Turma 2022). Currículo Lattes

Gabriela Schlichting Vieira Luckmann (Mestrado em Educação - Turma 2022). Currículo Lattes

Lucia Serafim de Souza Silva (Mestrado em Educação - Turma 2023). Currículo Lattes


2) Genealogia da Educação no Tempo Presente: subjetividades, políticas e usos do passado

Descrição: O projeto procura articular pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Uniplac, que investiguem a constituição histórica da Educação Básica e dos sujeitos da educação no tempo presente. O projeto se estrutura a partir de uma perspectiva histórica, demarcada pela abordagem genealógica de Michel Foucault e centrada na análise dos discursos e práticas que constituem os sujeitos da educação. Para tanto, parte-se do método historiográfico, problematizando e analisando fontes históricas diversas, tais como: fontes escritas (documentos oficiais), fontes visuais (imagens e produção audiovisual) e fontes orais (memórias, depoimentos, relatos e narrativas). Organiza-se, assim, em cinco eixos temáticos, transversais e integrados: 1) Educação, Neoliberalismo e Governamentalidade; 2) Práticas de Liberdade na Educação; 3) Educação e (de)colonialidade; 4) Educação e Ensino de História: usos do passado, memórias e narrativas; 5) A Religião e a Educação como dispositivos de poder..

Coordenador:

Prof. Dr. Rafael Araldi Vaz

Pesquisadores/as:

João Daniel Muniz Marques - Mestre em Educação Currículo Lattes

Ivete de Oliveira Fontoura - Mestra em Educação Currículo Lattes

Mestrandos/as:

Pedro da Silva (Mestrado em Educação - Turma 2022) Currículo Lattes

Fernanda Tomazelli (Mestrado em Educação - Turma 2022) Currículo Lattes

Maria Eduarda Pereira Arruda (Mestrado em Educação - Turma 2022) Currículo Lattes

Lisandro de Lima Ferreira (Mestrado em Educação - Turma 2023) Currículo Lattes

Leonor Serafim de Souza Nunes (Mestrado em Educação - Turma 2023) Currículo Lattes

Jomara de Liz (Mestrado em Educação - Turma 2023) Currículo Lattes


3) A escola como lugar social - um debate em torno de algumas figuras-problema da educação: lição, tempo escolar, infância e mestre/professor

Descrição: Passamos por um período de grande discussão a respeito do papel da escola em nossas sociedades. Muito se discute a respeito dos desafios e das dificuldades que as escolas enfrentam quanto às possibilidades de um efetivo aprendizado que forme cidadãos capazes de conviver, de uma educação democrática de fato. Em tempos de exacerbação de discursos de ódio e intolerância frente ao diferente, a escola volta a se questionar a respeito da sua função social, do seu papel como um lugar social, especialmente após as experiências desafiadoras de ensino remoto, híbrido, pandemia, etc. O presente projeto busca situar uma discussão sobre o papel da escola a partir de algumas figuras-problema da educação: a lição; o tempo escolar, a infância e o mestre/professor. A partir de uma investigação que privilegie discursos, práticas e narrativas que se inscrevem no que poderíamos chamar, a partir de Michel Foucault e de Jacques Rancière, de estéticas da existência, visamos articular pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC) que privilegiem pensar as construções de subjetividades..

Coordenador:

Prof. Dr. Vinicius Bertoncini Vicenzi

Pesquisadoras:

Grasielle Batista Branco - Mestra em Educação Currículo Lattes

Elen Cristina W. Padilha - Mestra em Educação Currículo Lattes

Eva Adriana da Luz Leite Craco - Mestra em Educação Currículo Lattes

Mestrandas:

Ariana de Souza Bitencourt - (Mestrado em Educação - Turma 2022) Currículo Lattes

Dábila Paula Vicente de Chave - (Mestrado em Educação - Turma 2022) Currículo Lattes

Ana Paula Freitas Padilha - (Mestrado em Educação - Turma 2023) Currículo Lattes

Cinthia de Liz - (Mestrado em Educação - Turma 2023) Currículo Lattes

Vanessa Vanin Chaves - (Mestrado em Educação - Turma 2023) Currículo Lattes


Pesquisas concluídas

1) Pedagogia da Infância, Políticas e Diferenças:

Objetivo: investigar temas ligados à infância e às políticas educacionais, numa perspectiva pós-estruturalista, buscando ampliar o conhecimento sobre as metodologias de pesquisa com crianças, pesquisas com documentos, análise foucaultiana do discurso, estudos culturais sobre educação, escola, diferença e diversidade.

Coordenador:

Jaime Farias Dresch

Pesquisadoras:

Claudia Teresinha Pagno Puerari - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Daniela Oliveira de Sá Toigo - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Isabel Nercolini Ceron - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages, Docente e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Música da UNIPLAC. Currículo Lattes

Janice Crestani - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Janilde Crestani - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Karine Tatiane Silva Bottega - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Lucimar Presotto Azi Costa - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Marcia Aparecida Oliveira - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Viviane de Lourdes Costa Rosa dos Santos - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Andréia Luciane Borges - Mestra em Educação, Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Marcele Antunes de Oliveira - Mestra em Educação, Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Sandra Mara Fernandes - Mestra em Educação, Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Mestranda:

Joice Kelly de Oliveira Macedo Silva (Mestrado em Educação - Turma 2021). Currículo Lattes

Egressas/os da Graduação:

Ramon Dal Lanho de Oliveira (Médico). Currículo Lattes

Monica Teresinha Farias Muniz (Jornalista). Currículo Lattes



2) Comunicação, Divulgação Científica e Inovação

Objetivo: desenvolver pesquisas básicas e aplicadas na área da comunicação, divulgação científica e inovação.

Coordenador:

Jaime Farias Dresch

Pesquisadoras:

Adriana Poci Palumbo Rodrigues - Mestra em Psicologia (UFSC). Docente do Curso de Jornalismo na UNIPLAC e na Unifacvest. Currículo Lattes

Bolsista de Iniciação Científica:

Vitoria Cifuentes Barros - aluna do Curso de Medicina da UNIPLAC. Currículo Lattes

Egressos/as da Graduação:

Yago Roppa - Jornalista (UNIPLAC). Currículo Lattes

Jordana Boscato - Jornalista (UNIPLAC). Currículo Lattes

Egressa do Ensino Médio:

Rosana Tizatto - aluna do Curso Técnico em Biotecnologia no Cedup Renato Ramos da Silva. Currículo Lattes



3) Formação de professores e Cotidiano escolar

Objetivo: investigar os processos formativos no ambiente educacional, abrangendo os diferentes focos das políticas para a Educação Básica como formação inicial e continuada de professores, avaliação, currículo, direitos humanos e diversidade, gestão democrática e financiamento.

Coordenadora:

Maria Selma Grosch - Doutora em Educação (UFSC), Docente do PPGE/UNIPLAC. Currículo Lattes

Pesquisadoras:

Arlene Aparecida de Arruda - Doutoranda em Educação (UCS), Mestra em Engenharia de Produção (UFSC), Supervisora da rede estadual de ensino de Santa Catarina, Docente do Curso de Pedagogia da UNIPLAC. Currículo Lattes

Cristiane Sales Correa - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Daniela Meurer - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente e Coordenadora Pedagógica da Educação Básica nas redes municipal e estadual no município de Bom Retiro - SC. Currículo Lattes

Denise Cristiane do Nascimento Vieira - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Gilberto Borges de Sá - Mestre em Educação (UFSC), Docente da UNIPLAC. Currículo Lattes

Gislaine Aparecida de Matos - Mestra em Educação (UNIPLAC), Diretora, Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Jourdan Linder-Silva - Mestre em Educação (UFSC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages e do Curso de Pedagogia da UNIPLAC, Coordenador do Curso de Pedagogia EAD da UNIPLAC. Currículo Lattes

Letícia Arruda - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Lucia Helena Matos Goss - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Nilva Teresinha Camargo da Silva Alexandre - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Simone Mara Dulz - Mestra em Educação (UNIPLAC), Pedagoga no IFSC. Currículo Lattes

Susi Couto Koche - Mestra em Educação (UNIPLAC), Docente da Educação Básica na rede municipal de Lages. Currículo Lattes

Apoio financeiro: